Gaudêncio Frigotto

Filósofo e educador, nascido em 12 de fevereiro de 1947 na cidade de Antônio Prado no Rio Grande do Sul. Entre nove irmão, numa família de pequenos agricultores, é o sétimo filho, dos quais somente dois concluíram o ensino de nível superior, enquanto os demais possuem apenas quatro anos de escolaridade. Graduado em Filosofia no ano de 1971 pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), onde graduou-se também em Pedagogia no ano de 1973. Concluiu em 1977 o mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro. É Doutor em Educação: História, Política, Sociedade (Conceito CAPES 4 – Orientado pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo em 1983. Atua como Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é Professor Titular aposentado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi membro dos comitês científicos da área de educação no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), onde continua como consultor ad hoc até o presente. É Coordenador do Grupo CNPq - Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE). É pesquisador 1A-Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro representante do Brasil do Comitê Diretivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Foi contemplado com os prêmios “Cora Coralina”, conferido em 01.10.2013 pela sua contribuição dada à inclusão educacional pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação na 36ª Reunião Anual, e "Luta pela Terra - 30 anos do MST", pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em 25.01.2015. É sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). É membro do Comitê Acadêmico do Instituto de Pensamiento y Cultura de America Latina (IPECAL) com sede na cidade do México. Ao longo de mais de trinta anos dedicados à Educação atuou na graduação e, principalmente, na pós-graduação, orientando mais de 100 teses e dissertações e também foi membro de mais de 250 bancas de teses, dissertações e de concursos públicos. Possui mais de vinte livros publicados como autor e coautor, destacando-se: A produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Cortez, (1984), 2002; e Educação Crise do Capitalismo Real. São Paulo: Cortez, (1995), 2003.


Fontes: Internet

Currículo Lattes: <<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6 >>. Acesso em 07/05/2017.




Autoria: Roberto Lima Rodrigues

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